quarta-feira, 28 de maio de 2008

Consequências Ambientais da Extracção Mineira

Os processos e os métodos utilizados nas explorações mineiras na maior parte vezes não são os mais adequados, falta de técnica e de instrução aliada à incapacidade de resposta por parte das autoridades competentes permitem que estes métodos, já por si extremamente poluentes e prejudiciais, não sejam rigorosamente controlados e condicionados, de modo a minimizarem os seus impactos na Natureza e no Homem.

· Degradação da paisagem

. Focos de erosão

Desgaste das rochas ou do solo que se manifesta em função de vários factores como topografia, vegetação, tipo de rocha, clima ou intervenção humana.

A extracção mineral em minas a céu aberto provoca a remoção da cobertura vegetal da área envolvente e obriga a cortes topográficos geralmente realizados sem nenhuma técnica e rigor, permitindo que uma vez exauridas e posteriormente abandonadas, estas minas apresentem um elevado grau de risco geológico devido à exposição aos factores climáticos e à sua consequente erosão.

. Movimentos em massa

Quando os depósitos de detritos ficam muito volumosos, tornam-se, por si mesmos, instáveis e sujeitos a deslizamentos e derrocadas. Em períodos de precipitação elevada este problema agrava-se. A repetição contínua do processo provoca a remoção de grandes quantidades de material.

. Assoreamento de vales e cursos de água

O material removido e transportado das zonas mineiras, encontra-se normalmente em zonas de altitude maior que a do nível do mar. Portanto quando há movimentos em massa, a tendência é o transporte de detritos dar-se num sentido contínuo até regiões mais baixas, onde em muitos casos se encontram cursos de água. A acumulação destes detritos origina gradativamente o assoreamento desses cursos. Afectando a sua navegabilidade e o seu leito normal.

. Poluição visual

É o primeiro efeito visível da mineração ao meio ambiente. Grandes crateras e lagos, paredões e áreas devastadas são alguns produtos desta mineração, que impedem em muitos casos a sua posterior recuperação.


Soluções

. Planear previamente as zonas de extracção e investir na execução rigorosa dos cortes dos taludes, adequados a topografia local;

. Estudos sobre os possíveis impactos ambientais e suas soluções;

. Reflorestação das áreas já exauridas;

. Armazenamento e/ou posterior utilização da ganga e dos estéreis provenientes da extracção do minério;

. Tanques de decantação que retenham os sedimentos finos preservando a hidrografia local;

. Propostas de projectos de recuperação nas zonas de exploração já abandonadas.

· Disposição de Rejeito e Estéril

A disposição final de rejeito não constitui um problema sério, quando destinados aos trabalhos de recuperação das áreas. Porém, durante a extracção deve lhes ser dado um cuidado especial de modo a que estes não sejam lançados no sistema de drenagem.

A construção de tanques de decantação de finos, a título de exemplo, as areias e argilas, é uma das soluções permitindo igualmente o reaproveitamento da água. No caso de sedimentos de maiores dimensões, o armazenamento ou a utilização na recuperação paisagística apresentam-se como a melhor solução.

· Contaminação das águas

A contaminação das águas é um grave problema ambiental e de saúde pública.

Pode dar-se de duas maneiras e em geral em minas de extracção de minérios metálicos:

. Através dos movimentos em massa, como vimos em cima, que transportam os detritos provenientes da exploração mineira e que iram contaminar os cursos de água superficiais.

. A infiltração da água em terrenos permeáveis, devido à extracção e à remoção da camada impermeável, que iram conduzir os minerais até aos lençóis freáticos contaminando-os.

A contaminação destas reservas de água irá afectar todo o ecossistema evolvente e por vezes o sistema de abastecimento de água das povoações circundantes, tendo consequências gravíssimas para a saúde do ser humano (cancros, tumores, etc.).

É portanto premente controlar e submeter estes tipos de exploração a rigorosos critérios de avaliação e de controlo.

· Recuperação

De acordo com a s características da área a ser reabilitada e do destino do uso do solo determinado pelo planeamento, é possível estabelecer algumas opções para recuperação. Basicamente, as alternativas para projectos de recuperação são os seguintes:

. Rearranjo da área para loteamentos urbanos;

. Aproveitamento da área para implantação de projectos industriais;

. Aterro simples para desenvolvimento de actividades agrícolas;

. Utilização das caves resultantes da exploração para depósito de rejeito sólido e aterros sanitários;

. Projectos destinados ao lazer: área verde, recintos desportivos, lagos, anfiteatros, etc.

O facto de não existirem duas jazidas iguais implica a impossibilidade de soluções padronizadas. Cada caso deve ser criteriosamente estudado, considerando todos os parâmetros envolvidos.

Sem comentários: