quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Futuro dos Recursos Minerais

O progresso dos povos sempre foi e, apesar das previsíveis mutações, por certo continuará a ser fortemente dependente da utilização dos recursos geológicos. Portugal reúne condições naturais relativamente favoráveis para encarar o futuro com tranquilidade e esperança, desde que se verifique criteriosa e racional a exploração e valorização dos recursos conhecidos, e se criem os meios e envidem os esforços necessários para traduzir a real potencialidade de ampliação da Base de Recursos em efectivas descobertas em terra e no mar...

Certamente irá haver uma grande reviravolta na maneira como exploramos e esbanjamos os recursos minerais, já estamos a chegar à conclusão que eles não são inesgotáveis e que o nosso estilo de vida não é compatível nem sustentável. Começamos a sentir na pele esse retrocesso como por exemplo no aumento dos combustíveis.

Minerais como o Urânio, do qual possuímos grandes jazidas, iram ganhar especial destaque na produção de energia pois as necessidades energéticas são cada vez maiores e o potencial deste tipo de minerais é enorme.

O futuro estará certamente na utilização racional dos recursos minerais, com uma crescente preocupação com o ambiente e com o equilíbrio e harmonia entre o Homem e a Natureza.

Sem comentários: