quarta-feira, 28 de maio de 2008

Métodos Exploratórios dos Recursos Minerais

Para a localização de um afloramento, podem ser utilizados os seguintes métodos geofísicos:

1) Método Magnético, que utiliza a bússola para localizar e delimitar as zonas de depósitos ferrosos que modifiquem a força do campo magnético da terra.

2) Método autopotencial, que aproveita do mineral produtor uma corrente que lhe fornece um potencial eléctrico diferente do da porção de terra que o rodeia.

3) Método de gravitação, baseado nas variações locais do campo de gravidade pelas diferentes densidades dos materiais.

4) Método sísmico, que consiste em provocar uma explosão subterrânea para medir o tempo que gasta a onda sísmica no seu trajecto, de modo a apreender as características dos materiais circundantes.

Posteriormente ao estudo dos locais, procede-se ao traçado, isto é, inicia-se as operações para se fazerem aberturas num jazigo já estudado, através de ferramentas perfuratórias, ou até retirar-se a cobertura de um filão que se vai explorar desde a superfície.

As minas são o método de exploração geológica mais comum, podendo classificar-se em minas a céu aberto ou minas subterrâneas.

Minas a céu aberto

Neste tipo de minas podem-se utilizar os seguintes processos de extracção mineralógica:

1) Escavação em galerias simples: se o jazigo está numa encosta, procede-se apenas à formação de galerias simples.

2) Escavação em degraus: extrai-se o mineral pela parte superior, usando técnicas de terraplanagem, numa série de cortes paralelos feitos à largura dos degraus. Ao deixar um corte coloca-se uma camada de sedimentos para preenchimento da perfuração.

Minas subterrâneas

Na extracção de minerais cobertos por uma camada considerável de camadas de terra, opta-se por escavações por subníveis, nas quais se divide o bloco mineral existente entre dois níveis numa série de maciços horizontais. Podem-se escolher entre as seguintes técnicas de escavação:

1)Escavação em largura e pilar: consiste em suster o tecto de uma sequência estratigráfica com pilares de tamanho uniforme colocados em intervalos regulares.

2)Escavação por poços-cobertura (ou escavação por câmaras descendentes): consiste em desmontar o material numa série de bancos que assentam na chaminé principal (também denominada poço interior) que facilitam a ventilação e o trabalho.

Sem comentários: